Publicação na revista “Industria Química” do artigo técnico desigando: Programa de tratamento de água em ciclos de água-vapor de alta presão com episódios de corrosão

programa de melhoramento no tratamento de água, de um ciclo de água-vapor

A implementação de um programa de melhoramento no tratamento de água, de um ciclo de água-vapor numa indústria papeleira sediada no sul da Europa, devirada de uma exaustiva assessoria técnica, permitiu corrigir as tendências observadas no sistema, claramente afetado por fenómenos de corrosão acelerada por fluxo (FAC). Os níveis de ferro transportado para o gerador e a conductividade catiónica do vapor sobreaquecido diminuiram drasticamente, em consequência das ações tomadas após avaliação do estado da instalação.

A Adiquímica apresenta neste artigo técnico parte do assessoramento realizado com o objetivo de redirecionar, para condições estaveis, a operação de um ciclo de água-vapor a 70 bar de pressão de geração de vapor.

Como conclusão mais importante destacamos o seguinte: A auditoria técnica e as inspeções realizadas na instalação do presente caso de estudo; um ciclo de água-vapor com uma pressão de geração de vapor de 70 bar, revelaram condições operacionais não adequadas no sistema. Os efeitos negativos de um mau projeto de tratamento de água de um ciclo refletem-se no transporte de ferro para o interior do gerador, desenvolvendo fenómenos de corrosão acelerada por fluxo em pontos de temperatura mais baixa e elevada turbulência, precipitação sob a forma de incrustações nas superfícies de troca de calor e aumento da condutividade catiónica em vapor sobreaquecido.

A implementação das melhorias decorrentes da auditoria técnica realizada pela ADIQUÍMICA permitiram redirecionar, desde um bom princípio, a operação do ciclo de água-vapor:

– Minimizando o transporte de ferro para o gerador de vapor. A entrada de ferro no gerador pode conduzir à deposição de óxidos nas superfícies de transferência de calor, reduzindo o fluxo térmico e, em determinados casos, desenvolver problemas de corrosão por ventilação diferencial;

– Permitindo a operação em valores recomendados, relativamente aos paramêtros críticos da instalação, pelas principais entidades internacionais reconhecidas no terreno.



Contáctanos

Contacta-nos