Adiquimica

Pere Rovira Baños, diretor técnico do Laboratório da Adiquímica

Qual é a sua opinião sobre a nova diretiva europeia de águas para consumo humano?

A nova diretiva europeia sobre água de consumo humano foi um documento muito aguardado pelo setor, pois existia uma grande necessidade de atualização desta normativa, depois de mais de 20 anos. Muitos dos aspetos técnicos abrangidos pela anterior diretiva estavam totalmente obsoletos e outros não estavam abrangidos, por serem mais recentes que a publicação, como o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6: Água limpa e saneamento, da Agenda 2030 das Nações Unidas. As melhorias mais significativas desta nova publicação são a inclusão de novos parâmetros, o uso do princípio de avaliação risco, o acesso à água de consumo, o aumento da transparência de informações à população, e a última, mas não menos importante, a inclusão de diretrizes para os materiais em contato com água de consumo.

A transposição para o ordenamento jurídico requer novos investimentos para o seu laboratório? Se sim, quais?

Ainda a estamos a avaliar, mas esta questão também vai depender, em grande medida, da versão final da transposição para a regulamentação. É verdade que entendemos que certamente não exigirá, da nossa parte, um investimento significativo, pois nas nossas instalações dispomos dos últimos avanços em técnicas instrumentais para poder realizar todo o tipo de análises.

Como laboratório de análise de águas, como pode contribuir para os novos requisitos e garantias de qualidade que deve cumpri a água potável em termos de controlo, amostragem e análise?

Como um laboratório de análise de água, podemos fornecer profissionalismo, critérios técnicos, fiabilidade, confiança, assessoramento e seriedade. A Adiquímica está comprometida com a qualidade e a melhoria contínua, por esse motivo, é certificada pela Bureau Veritas, de acordo com a norma internacional UNE-EN ISO 9001, com o registo Nº ES-0229/1997, para todos os seus centros: laboratório de investigação, desenvolvimento e inovação (I+D+I), laboratórios de controlo, fábrica e serviço comercial. Quanto ao seu compromisso com o meio ambiente, a Adiquímica está certificada pela Bureau Veritas, com registro nº ES-1999/0120, conforme opera de acordo com os requisitos da norma internacional UNE-EN ISO 14001. Da mesma forma, na Adiquímica consideramos de vital importância garantir a segurança e a saúde de nossos trabalhadores em todos os trabalhos realizados. Como prova disso, dispomos da certificação da Bureau Veritas, segundo a norma ISO 45001, com número de certificado ES106908. O nosso laboratório também está acreditado pela ENAC de acordo com a norma internacional UNE-EN ISO/IEC 17025, com a acreditação nº 715/LE 1387 para, entre outros, a análise de água de consumo. Além disso, a nossa equipa está totalmente formada e preparada para a colheita de amostras, com todas as garantias exigidas pela regulamentação em vigente.

A nova diretiva europeia sobre água de consumo humano foi um documento muito aguardado pelo setor.

Tags: