Adiquimica presente nas jornadas Iberdrola, apresentação sobre a corrosão em circuitos de refrigeração

No pasado dia 5 de Junho, a Adiquimica foi convidada como parte integrante nas jornadas técnicas que a empresa Iberdrola organizou na sua sede, em Castellón, com os quadros técnicos dos seus diversos departamentos de geração de energia, a nível internacional.

Neste evento desenvolveram-se temas como os possíveis problemas de corrosão em circuitos de água na presença de cobre, como máquinas de absorção, permutadores, condensadores, etc.

O cobre (e as suas combinações) é um metal ampliamente utilizado na industria, em processos em que a condutividade térmica e eléctrica são factores decisivos.

O cobre apresenta uma excelente resistência a atmosferas marinhas e industriais, produtos alcalinos e solventes orgânicos, porém, corrói-se com maior facilidade na presença de ácidos oxidantes e tolera velocidades de fluxo de água menores que outros materiais, antes de sofrer erosão.

Para o tratamento anticorrosivo de um circuito de refrigeração fechado, deve ter-se em consideração que o fornecimento de água de reposição é relativamente baixo, o tempo de permanência da água é elevado e pode conter especies glicoladas.

O tratamento com inibidores específicos à base de Azóis para o bloqueio do cobre em estado de oxidação (l) ADICLENE 510 e a utilização de compostos orgánicos passivantes e anticorrosivos. ADICLENE 1560 e ADICLENE 1561, permitem:

>Uma diminuição efectiva nas velocidades de corrosão do cobre;

>Evitam o desenvolvimento de problemas de corrosão galvânica com metalurgia menos nobre;

>Coexistir com níveis moderados – elevados de NH3 em circuito.

A Adiquimica, através dos seus técnicos e do seu departamento de I+D+Í, mentém-se na vanguarda no que se refere ao tratamento de águas em torres de refrigeração, ciclos de água-vapor, circuitos fechados e osmose inversa, com o objectivo de desenvolver tratamentos específicos para cada tipo de instalação.

Para a Adiquimica, a participação neste evento é a confirmação da qualidade dos seviços que, ao longo dos anos, tem vindo a oferecer ao grupo Iberdrola.

Apresentação sobre a corrosão em circuitos de refrigeração