Adiquímica, em colaboração com Pridesa e Agência Catalã da Água, publica um artigo no especial Meio Ambiente da revista ‘Ingeniería Química’

O artigo tem o título “Tratamento anti-incrustante numa central dessalinizador do Mediterrâneo“.

Como introdução, o artigo refere que o rio Tordera, com uma longitude de 65 km., caracteriza-se por uma derivação na sua nascente que constitui um acuífero estratégico para a gestão de recursos da costa norte de Barcelona. A partir deste acuífero estabelece-se uma rede de abastecimento que atualmente está desligada da rede de Barcelona e abastece 14 povoações costeiras da comarca de Maresme e Costa Brava Sul.

Dos estudos realizados, estimou-se que o acuífero de la Tordera tnha um défice em torno dos 14 hm3 anuais e apresentou-se como solução a construção de uma central de dessalinzação.

A composição da água de alimentação da central de dessalinização de água do mar de La Tordera tem potencial para provocar o sujamento prematuro dos fltros de segurança e com o tempo existe o risco de deposição de óxidos metálcos nas membranas. O sujamento dos filtros é uma consideração importante no desenho e operação de uma osmose inversa. A frequência de limpeza,os requisitos de pré-tratamento, as condições operacionais o custo e o rendimento são afetados pelo sujamento dos ditos filtros. Para evitar este problema e reduzir afrequência das limpezas periódicas dos filtros de segurança e preservar as membranas, a Adiquímica, conjuntamente com a Pridesa, planeou o desenvolvimento dum produto especial que atuasse como anti-incrustante e inibidor da ação do ferro,magnésio e outros metais em águas salobres e de mar destinadas a ser tratadas por membranas. O produto desenvolvido foi o ADIC RO-20, cujas condições de utilização na central dessalinizadora de la Tordera são motivo do artigo.



Contáctanos

Contacta-nos